yves saint laurent
As 17 anos deixou a casa de seus pais para trabalhar com o estilista Christian dior, de quem herdou o controle criativo da casa Dior
Durante seu terceiro ano instalado no trono da Dior, escandalizou os seus seguidores com o beat look, que parecia ter entrado diretamente das ruas para os salões
Aos 19 anos conheceu Pierre Bergé, onde se apaixonaram e fundaram uma empresa de moda. Nominada como Rive Gauche ,situada no lado esquerda do Sena.
A pressão de ter que criar algo completamente novo a cada temporada era para Yves Sain Laurent mais um peso. Convencido de que a alta costura estava perto do fim, lançou em 1966 o prêt-á-porter. Esse passo significava que tinha de fazer não apenas duas, mas quatro coleções por ano, o que levou muitas vezes esse perfeccionista sensível ao esgotamento.
Nos anos 60 introduziu novos elementos na moda feminina, como os casacos safari, vestidos transparentes, mas especialmente o smoking para mulheres que permanecera para sempre ligado ao seu nome.
Inspirou-se muito na roupa masculina, tal como Coco Chanel, costureira que ele admirava pelas suas ideias práticas, pois sabia dar ao aspecto masculino um certo erotismo.
Nos fatos de noite, ele apreciava os estilos retro de que os hippies tanto gostavam, embora tenha adaptado com um ar de folclore.
Matisse, Picasso e Mondrian também influenciaram a moda de Yves Saint Laurent. Suas criações eram sempre uma homenagem ao artísta em questão.
Em 1983, foi dedicada a Yves Saint Laurent uma retrospectiva do seu trabalho no Metropolitan Museum of Modern Art, em Nova Iorque, tendo sido esta a primeira exposição que consagrou um estilista vivo.
Em 2002, o estilista anunciou que estava deixando o mundo da moda durante a apresentação de um desfile seu. St. Laurent morreu em Paris, em 2008.
Diana Vreeland, a redatora chefe da revista Vogue , tinha razão ‘’ Coco Chanel e Christian