Yuppie
"Yuppie" é uma derivação da sigla "YUP", expressão inglesa que significa "Young Urban Professional", traduzindo, Jovem Profissional Urbano. É usado para designar os jovens profissionais entre os 20 e os 40 anos de idade, geralmente de situação financeira intermediária entre a classe média e a classe alta. Com uma formação universitária, trabalham em suas profissões de formação e seguem as últimas tendências da moda. O termo também passou a ser utilizado no Brasil e em Portugal sem tradução, e com o mesmo significado adotado na língua inglesa.
Esses jovens eram os melhores alunos das universidades e, por conseguinte com os melhores empregos. Bem vestidos, com carros de luxo e morando em endereços bem localizados e caros, queriam viver a vida intensamente. Eram homens geralmente solteiros, adeptos dos ternos e gravatas, com um futuro bastante promissor.
O termo "yuppie" descreve um conjunto de atributos e traços de comportamento que vieram a constituir um estereótipo que se acredita ser comum nos EUA, Inglaterra e outros países do ocidente. As transformações pelas quais o mundo passou durante os anos 80 foram responsáveis por alterar a ideologia e as relações pessoais entre os grupos de jovens adultos. A ascensão da era Reagan foi parcialmente responsável pelo surgimento do yuppie com políticas promovidas que tiveram um papel fundamental em transformar as relações entre o indivíduo e a sociedade. Com a diminuição dos gastos do governo, diminuição da carga de impostos e progressiva transferência do poder do Estado para a população por meio de privatizações, gerando uma mudança significativa das sociedades ocidentais e da mentalidade de seus cidadãos, o que em conjunto com o grande de crescimento econômico gerado por tais políticas, resultou em uma nova mentalidade focada no indivíduo e na satisfação dos anseios do mesmo. Ao mesmo tempo, a queda do Muro de Berlim consolida a hegemonia do Capitalismo. Assim, as décadas de 80 e 90 se caracterizaram pela