Contratar Amigos
Passando pelos anos 20,30,40,50 e 60, os anos 80, trazem no geral a maior fonte de inspiração para as coleções. Também pudera, essa foi uma década de contrastes e o luxo foi o principal ideal de consumo para uma sociedade desenfreada.
No panorama político, Ronald Reagan assumia a presidência dos Estados Unidos e Margaret Thatcher, a Dama de Ferro, entrava em cena. O mundo ocidental voltava a ser conservador em oposição aos 60’s e 70’s, rebeldes que rejeitaram a riqueza e o poder através da cultura hippie.
Na moda, os punks já haviam se estabelecido e os looks mohicanos, apareciam em quase todas as coleções. Porém, na Inglaterra, pátria dos punks, eles perderam o lugar nas passarelas para a febre romântica de piratas, provocada por Vivienne Westwood. Astros da música como Boy George e Prince exibiam seus blazers de veludo e trajes de fantasia em shows apoteóticos.Essa fase romântica dos anos 80, não durou muito. Os babyboomers dos anos 60, década de grande desenvolvimento demográfico, cresceram e apareceram, mostrando acima de tudo, que queriam ganhar dinheiro, muito dinheiro e o mais rápido possível e para isso, a palavra respeito foi abolida de suas vidas. Eles ficaram conhecidos como yuppies.
Trabalhar arduamente, 12 horas por dia, se fosse necessário, para poder gastar o dinheiro ganho imediatamente. Dressed for Success – vestida para o sucesso – esse era o lema, Nancy Reagan e Margaret Thatcher eram os exemplos desse padrão feminino a serem seguidos.
Além dos punks, os yuppies ( young urban professional), compunham o cenário das tribos da década. Os yuppies usavam ternos e gravatas, geralmente solteiros, sem filhos, trabalhavam na Bolsa e tinham carreiras brilhantes, geralmente como advogados. O yuppie