youtube
Artes e Letras
Mudança na forma de experenciar
Gonçalo Silva N.28339
Ricardo Verdade N.28417
Joana Pacífica N.28476
Fátima Santos N.28784
Trabalho no âmbito da unidade curricular de
Sociedade e Comunicação
(Licenciatura em Ciências da Comunicação)
Professor Doutor João Carlos Correia
Dezembro, 2013
Desde os primórdios que o Homem sempre desejou conquistar e descobrir o mundo que o rodeia, ultrapassar os obstáculos inerentes ao vínculo que o liga ao espaço onde se circunscreve a sua experiência. Neste sentido, com as inovações tecnológicas o ser humano tem a possibilidade de se afastar da barreira que o factor distância lhe impõe e comunicar ou conhecer outros locais para além do seu local de residência, sem que para isso tenha de se deslocar.
No início do Século XX, a concentração da população Europeia nos grandes centros urbanos, a generalização do ensino e o desenvolvimento exponencial dos meios de comunicação fizeram com que surgisse uma nova cultura, a cultura de massas. Esta, como o próprio nome indica, é uma cultura que pela sua simplicidade é acessível a toda a população e pretende satisfazer os desejos dos consumidores. Em consequência da sua difusão por meio dos mass media, tornou-se num bem industrial, seguindo um meio de produção estandardizada, o que implicou um consumo exurbitante de bens culturais, Este sucesso , influenciou e transmitiu valores e modos de estar que se impuseram como padrões culturais. Desta forma é possível aferir, que os meios de comunicação foram essenciais para o desenvolvimento da sociedade capitalista como hoje a conhecemos.
Dos meios de comunicação mais influentes podemos destacar a rádio, o cinema e a imprensa que apesar de não terem sido criados no século XX, a sua evolução ocorreu, na primeira metade deste século, principalmente após a primeira guerra mundial. Mais tarde, na segunda metade do século, surge