aids
A AIDS (Síndrome de Imunodeficiência Adquirida) é uma doença causada pelo Vírus HIV (HumonImmunodificiêncy Vírus) que é um vírus RNA - Retrovírus DenominadoVírus da Imunodeficiência Humana, que possui 2 subtipos conhecidos o HIV-1 e HIV-2.
O Vírus HIV-1 surgiu a partir de um vírus chamado SIV (Vírus da Imunodeficiência Símia- Antecede ao HIV) encontrado nos Chimpanzés e é a forma mais mortal do vírus, já o vírus HIV-2 foram encontrados no Macaco-Verde Africana sendo uma versão menos agressiva. Beatrice H. Hahn, da Universidade do Alabama em Birmingham, Alabama, provou em trabalho publicado em 2000 que os Primatas Africanos foram o reservatório natural e que sofreu mutação ao infectar os humanos através de mordidas ou arranhões ou por exposição ao sangue de animais durante a caça ou o preparo da carne.
O Vírus HIV é caracterizado pela disfunção grave do sistema imunológico e a sua evolução possibilita a destruição dos glóbulos brancos responsáveis pela defesa do organismo bem como os linfócitos TCD4+ (Tipo de leucócito que tem a função de reconhecer macrófagos ativados, e é o principal alvo do vírus, esta célula é o mensageiro mais importante do sistema imunológico, ele envia mensagens de ataque para diversos leucócitos para realizar a guerra imunológica contra o agente agressor) causando a incapacidade do organismo de combater doenças.
A saúde dos soropositivos (Indivíduo Portador do Vírus HIV) fica comprometida facilitando a contaminação pelos múltiplos micro-organismos causadores de infecções oportunistas graves tais como, Toxoplasmose, Pneumonia, Tuberculose, Candidíase Oral, Herpes, Diarreias Crônicas, Meningites Por Criptococos e alguns tipos de tumores como Linfomas e o Sarcoma de Kaposi, entre outras.
Há uma diferença entre a AIDS e o Vírus HIV é que, o indivíduo pode ter contraído o vírus HIV, mas, ainda não ter apresentado sintomas da AIDS o que não descarta a possibilidade da transmissão do vírus para outras pessoas.