yi-fu tuan
A geografia humanista é a corrente da geografia que pesquisa as experiências das pessoas e grupos em relação ao espaço (meio) com o fim de entender os seus valores e comportamentos. Alguns autores preferem designá-la geografia humanística, pois argumentam que, como todos os trabalhos de geografia humana enfocam comportamentos do homem, aquela expressão serve para enfatizar que o objetivo dos geógrafos humanistas é pesquisar os elementos mais particularmente humanos da relação dos homens com o espaço e o ambiente, que são os valores, crenças, símbolos e atitudes.
A geografia humanista surgiu em meados dos anos 1960 e ganhou força a partir da década seguinte, sob influência da fenomenologia e de várias outras correntes epistemológicas ligadas ao humanismo. Três dos mais importantes autores para a origem e desenvolvimento da perspectiva humanista da geografia são Yi-Fu Tuan, Anne Buttimer e Armand Frémont.
Na visão dos geógrafos dessa corrente, como Yi-Fu-Tuan, se as abordagens humanistas da ciência procuram ser meios de conhecimento para o homem, a contribuição da geografia está na pesquisa dos tipos de percepção, valores e atitudes relativos ao espaço e à natureza. Nesse sentido, dois conceitos fundamentais da geografia humanista são os de espaço vivido e de lugar.
Yi-Fu-Tuan
A Geografia humanistica reflete sobre os fenómenos geográficos como propósito de alcançar melhor entendimento do homem e da sua condição. A geografia humanistica procura um entendimento do mundo através do estudo, das relações das pessoas com a natureza, do seu comportamento geográfico bem como dos seus sentimentos e ideias a respeito do espaço e do lugar. O Humanismo pode ser defenido como uma visão ampla do que a pessoa humana é e do que ela pode fazer.
A geografia Humanistica tenta entender como as actividades e os fenómenos geograficos revelam a qualidade da conscientização humana.
5 temas de interesse necessários para melhor entender a geografia