AS PRINCIPAIS CORRENTES GEOGRÁFICAS
CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM GEOGRAFIA
CAMPUS FLORIANO
BLOCO I – TURNO MANHÃ
PROFESSOR JARLEY RUBENS
AS PRINCIPAIS CORRENTES DO PENSAMENTO GEOGRAFICO: UMA BREVE DISCUSSÃO DA CATEGORIA DE ANÁLISE DE LUGAR
GUILHERME MELO
FLORIANO 2014
GEÓGRAFOS E LINHA DE PENSAMENTO
Segundo Hettner (1939), caberia à Geografia “a análise das influências e interações entre o homem e o meio”.
Albert Demageon (1942), conceitua a Geografia como “ o estudo dos grupos humanos nas suas relações com o meio geográfico”
Martonne (1951) a “Geografia moderna encara a distribuição à superfície do globo dos fenômenos físicos, biológicos e humanos, as causas dessa distribuição e as relações locais desses fenômenos”.
CHRISTOPOLETTI, 1985, à Geografia, considerando a totalidade, correspondia o trabalho de síntese, reunindo e coordenando todas as informações a fim de salientar a visão global e totalizadora”. Yi-Fu Tuan, Anne Buttimer, Edward Relph Mercer e Powell, as noções de espaço e lugar surgem como muito importantes para esta tendência geográfica. O lugar é aquele em que o indivíduo se encontra ambientado no qual está integrado. Ele faz parte do seu mundo, dos seus sentimentos e afeiçoes; é o "centro de significância ou um foco de ação emocional do homem". O lugar não é toda e qualquer localidade, mas aquela que tem significância afetiva para uma pessoa ou grupo de pessoas. Em 1974, ao tentar estruturar o setor de estudos relacionados com a ercepção, atitudes e valores ambientais, Yi-Fu Tuan propôs o termo Topofilia definindo o como "o elo afetivo entre a pessoa e o lugar ou quadro físico". Esses autores são geógrafos humanistas, também definidores de lugar e espaço.
CORRENTES GEÓGRAFICAS
GEOGRAFIA HUMANISTICA A Geografia Humanística tem como base os trabalhos realizados por Yi-Fu Tuan, Anne Buttimer, Edward Relph e Mercer e Powell, e possui a fenomenologia