Yes, os grandes da banda
Surgiu na Alemanha, com o objetivo de protestar a carência do povo e o desespero em prol de um mundo melhor e mais igual. O principal precursor deste movimento foi o pintor holandês Vincent Van Gogh, que, com seu estilo único, já manifestava, através de sua arte, os primeiros sinais do expressionismo. Ele serviu como fonte de inspiração para os pintores: Érico Heckel, Francisco Marc, Paulo Klee, George Grosz, Max Beckmann, etc. Há ainda muitos outros pintores, entre eles, Pablo Picasso, que também foram influenciados por esta manifestação artística. Outro importante pintor expressionista foi o norueguês Edvard Munch, autor da conhecida obra “O Grito”.
O expressionismo não foi apenas manifestado apenas em pinturas, , mas também em literatura,, cinema, teatro e etc. podemos observar em obras de literatura que refletem sobre a crise de consciência que a sociedade depois e antes da primeira e segunda guerra mundial.
EXPRESSIONISMO NO BRASIL
No Brasil o expressionismo foi muito importante também, manifestado com artes plásticas, até então artistas os plásticos mais importantes eram brasileiros, como por exemplo, Candido Portinari, que tratou em telas a migração do povo nordestino para as cidades. Anita Malfatti, pode ser considerada a artista que introduziu as vanguardas europeias em território brasileiro. Retratou em suas obras retratos nus, cenas populares cotidianas e paisagens. Usou cores fortes e violentas em suas obras. Lasar Segall, é considerado o primeiro artista a introduzir o expressionismo alemão em território sul-americano. Uma de suas obras mais conhecidas é "Emigrante Navio" de 1939.
Van Gogh
A genialidade de Vincent Van Gogh somente foi reconhecida após a sua