yasmim
1. Principais diferenças
a) Número de linhas: na prova de redação do Enem, o mínimo de linhas exigido é 8, e o máximo 30. Na da UFRGS, você deve escrever no mínimo 30 e no máximo 50 linhas.
b) Título: na prova de redação do Enem é possível não escrever título algum. Na prova da UFRGS, por outro lado, o título é de caráter obrigatório.
c) Proposta de intervenção: como os temas propostos nas provas de redação do Enem estão sempre relacionados a questões sociais, um dos critérios avaliativos é a sua capacidade em pensar a respeito de algum problema e elaborar uma solução para ele. Na prova da UFRGS isso não será necessário; todavia, você pode adotar essa proposta como forma de concluir o texto.
d) Respeito aos direitos humanos: um dos critérios avaliativos da prova do Enem é o respeito aos direitos humanos. Assim, você deve atentar para o que escreve, evitando propostas de intervenção extremistas, radicais, preconceituosas, discriminatórias etc. Isso não significa que na prova da UFRGS você possa ser preconceituoso, por exemplo, mas esse não é um critério de avaliação explícito.
2. Semelhanças
a) Tipo textual: ambas provas requerem que você escreva um texto dissertativo-argumentativo. Seu principal objetivo ao escrever esse tipo de texto deve ser o de explicar um assunto, trazendo um posicionamento – ou seja, trazendo a sua opinião. Para tal, é necessário que você traga argumentos que justifiquem seu posicionamento e exemplos que validem seus argumentos.
b) Estrutura: para escrever um bom texto, é necessário que você saiba organizar bem as informações. É a organização, que se dá através de uma boa estruturação do texto, que garante ao texto uma maior coesão. Seu texto deve dividir-se em:
INTRODUÇÃO
Número de linhas: 5-7
Função: apresentar o tema para o leitor, já explicitando o ponto de vista que predominará no texto.
Dica:
PRIMEIRO PERÍODO – CONTEXTUALIZAÇÃO
SEGUNDO PERÍODO – EXPOSIÇÃO DA