de YASMIM DINIZ
ALUNO: YASMIM DINIZ.
MACAPÁ-AP 16 JUNHO DE 2013.
PESQUISA DE PORTUGUÊS
Sílaba tônica.
Na língua portuguesa, o acento tônico recai mais frequentemente na penúltima sílaba mas pode também cair na última ou na antepenúltima sílaba, e jamais situa-se em outra posição além destas. Em esperanto, ele sempre recai sobre a penúltima sílaba, e no aramaico bíblico, ele recai mais frequentemente na última sílaba. No aramaico, como em outras línguas semíticas, as sílabas começam por consoantes, seguidas de pelo menos um som vocálico, e podem terminar com uma vogal (sílaba aberta) ou com uma consoante (sílaba fechada).
As sílabas que não recebem acento tônico são chamadas de átonas. Na língua portuguesa, excluídas a tônica e a subtônica de uma palavra, suas demais sílabas são sempre átonas. A tonicidade das sílabas finais de palavras tem influência em sua variação fonética. No português brasileiro, os ditongos nasais de sílabas finais átonas estão sujeitos a variações fonéticas por redução da nasalidade (cantaram/cantaru), o que parece ser condicionado linguística e socialmente.
Na gramática, as palavras podem ser classificadas segundo a posição da sílaba tônica. Assim, elas são agudas, graves ou esdrúxulas. Em alternativa, podem ser chamadas oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas, respectivamente. No Brasil, os segundos termos são os mais usados. Em Portugal, depende do contexto.
Classificação das palavras quanto à posição da sílaba tónica.
Em todas as palavras há uma sílaba que se pronuncia com mais força - é a sílaba tónica.
A sílaba tónica de uma palavra pode ser: a última sílaba - café a penúltima sílaba - foca a antepenúltima sílaba – história. Conforme a posição da sílaba tónica, as palavras classificam-se em: agudas - quando a sílaba tónica é a última, como em boné; graves - quando a sílaba tónica é a penúltima, como em foca; esdrúxulas - quando a sílaba tónica