Yanomamis
IMPORTÂNCIA PARA A HUMANIDADE
A Terra Indígena Yanomami, que cobre 9.664.975 ha (96.650 km²) de floresta tropical é reconhecida por sua alta relevância em termo de proteção da biodiversidade amazônica e foi homologada por um decreto presidencial em 25 de maio de 1992.
Trata-se de um povo muito alegre...Festejam em alturas de boa colheita faz ainda parte dos seus costumes. Têm por habito caçar e pescar em grupo. Quando regressam, moqueiam os animais, que é uma forma de preservar a carne. Em seguida, chamam as aldeias vizinhas para fazerem parte das comemorações. É nestas alturas que se reúnem, cantam, dançam e ainda discutem entre si o que se passou durante o dia ainda mantém praticamente intactas suas manifestações culturais tradicionais. Considerados como patrimônio cultural da humanidade, são muitos os esforços de diversos setores da sociedade para que seus direitos sejam respeitados e sua cultura preservada.
Portanto, a importância dos Yanomamis para a humanidade é a sua herança cultural e a preservação da área que ocupam, mas que está sendo cada vez mais ameaçada.
GUERRAS
O MASSACRE HAXIMU
O Massacre Haximu, também conhecido como o Massacre de Yanomami, foi um conflito armado no Brasil. O conflito ocorreu no norte estado de Roraima, perto da fronteira da Venezuela, que tem início em meados de Junho ou Julho de 1993. Pelo menos 16 Yanomamis foram assassinados por um grupo de garimpeiros, no entanto, vários veículos de comunicação informaram que esse número foi bem maior. No primeiro ataque, os garimpeiros mataram quatro ou cinco homens jovens do Yanomami Haximu-teri. Em resposta, os indígenas reagiram contra os mineiros, matando pelo menos dois deles e ferindo outros dois. Na sequência deste ataque, os garimpeiros atacaram novamente, matando cerca de 12 Yanomamis (quase todas eles eram idosos, jovens e crianças) e queimaodo-os onde é a aldeia de Haximu. Antecedentes
Esse massacre foi iniciado pelas tensões em torno do ouro ocorrida no