Séculos xv ao xix
Com o desenvolvimento das cidades e a organização da vida das cortes, o conceito de moda apareceu no século XV, final da Idade Média e princípio da Renascença, na corte de Borgonha, atualmente parte da França. Neste período temos como símbolo da moda feminina a cotehardie, vestido que surgiu em meados do século XIV. A nobreza a utilizava com as mangas abertas ou penduravam fitas, enquanto que as classes trabalhadoras só usavam a cotehardie com meia manga.
fonte
No século XVI a moda européia foi muito influenciada pela corte espanhola. No início do século, o vestuário na Europa era caracterizado pelas roupas volumosas com diversas camadas onde as mangas tinham grande destaque. A silhueta da roupa medieval com linhas altas e estreitas foi substituída por uma silhueta ampla, cônica para as mulheres e quadrada para os homens. A nobreza feminina usava chapéus altos e vestidos
No século XVI a moda européia foi muito influenciada pela corte espanhola. No início do século, o vestuário na Europa era caracterizado pelas roupas volumosas com diversas camadas onde as mangas tinham grande destaque. A silhueta da roupa medieval com linhas altas e estreitas foi substituída por uma silhueta ampla, cônica para as mulheres e quadrada para os homens. A nobreza feminina usava chapéus altos e vestidos decorados e apertados, realçando o busto. Da metade do século XVI até o seu fim, as roupas femininas ficaram cada vez mais volumosas e o “ruff”, acessório utilizado em volta do pescoço, ganhou mais destaque.
Debaixo da vestimenta, era utilizada a chemise, com o objetivo de proteger a pele do corpete e a roupa do suor. A linha da cintura era localizada no centro do corpo e utilizavam-se os corpetes e as farthingales (armação de metal para saias).
O primeiro grande ícone de moda surgiu no século XVII, foi Luís XIV e através dele a França tornou-se o grande cenário ditador da moda.
Os