xxxx
Central de Transplantes ou CNCDO (Central de Notificação Captação e Distribuição de Órgãos), é o setor da Secretaria Estadual de Saúde, responsável por todo processo de doação de órgãos e tecidos na sua área de abrangência. Controla todas as doações e é responsável pela distribuição dos órgãos e tecidos doados.
Como são formadas as listas de espera para transplantes?
As listas de espera para transplante são regulamentadas por lei. Estas diferem de acordo com o órgão ou tecido.
Para córnea (tecido) a lista é única, e a posição em lista obedece a data de cadastramento do paciente junto à Central de Notificação Captação e Distribuição de Órgãos.
Para os órgãos sólidos (rim, fígado, coração, pulmão e pâncreas) a lista de espera é subdividida conforme os grupos sanguíneos (A, B, AB e O).
Como posso ser doador?
Hoje, no Brasil, para ser doador não é necessário deixar nada por escrito, em nenhum documento. Basta comunicar sua família do desejo da doação. A doação de órgãos só acontece após autorização familiar.
Que tipos de doador existem?
Doador vivo Qualquer pessoa saudável que concorde com a doação. O doador vivo pode doar um dos rins, parte do fígado, parte da medula óssea e parte do pulmão. Pela lei, parentes até quarto grau e cônjuges podem ser doadores; não parentes, somente com autorização judicial.
Doador morto São pacientes em UTI ( Unidade de Terapia Intensiva) com morte encefálica, geralmente vítimas de traumatismo craniano ou AVC (derrame cerebral). A retirada dos órgãos é realizada em centro cirúrgico como qualquer outra cirurgia.
Como posso ser um Doador de Medula Óssea?
A medula óssea (tutano) é a parte interior dos ossos. Ela é responsável pela produção do sangue e, como este tem uma renovação constante, trabalha ininterruptamente. Algumas pessoas apresentam doenças na medula, que podem se dar tanto pelo excesso de produção (leucemias) como pela falta (anemias).
Dependendo da gravidade do caso, uma