Fabricação de Papel
Resumo – O papel é um dos materiais mais importantes e versáteis que conhecemos e é difícil imaginar como seria o nosso dia-a-dia sem ele. Suas propriedades químicas e físico-mecânicas permitem inúmeras aplicações. A fabricação tem como base a celulose, é uma fibra encontrada em praticamente todos os vegetais e industrialmente, no Brasil, é obtida a partir da madeira. A celulose de fibra longa produzida a partir do pínus. Por sua vez, a celulose de fibra curta (produzida a partir do eucalipto), é utilizada na produção de papeis finos.
Palavras-Chaves – Papel, celulose, eucalipto.
1 INTRODUÇÃO
O papel é um dos materiais mais importantes e versáteis que conhecemos e é difícil imaginar como seria o nosso dia-a-dia sem ele. Suas propriedades químicas e físico-mecânicas permitem inúmeras aplicações.
Assim, papéis que serão usados para escrita e impressão, como os usados em cadernos e livros, devem ser bem lisos e opacos; aqueles usados na produção de jornais não precisam ter grande durabilidade com relação à brancura (na verdade amarelam-se facilmente), mas devem resistir à tração a que são submetidos nas máquinas de impressão. Já os papéis sanitários (guardanapos, papéis toalha e higiênicos e os usados em fraldas descartáveis e absorventes) devem ser macios. Por outro lado, os papéis usados em embalagens (caixas e sacos) devem apresentar boa resistência, pois não pode romper-se com facilidade. Os fatores que determinam essas propriedades dos papéis estão relacionados, principalmente, à matéria-prima, aos reagentes químicos e aos processos mecânicos empregados em sua produção. Além de um pouco da história da fabricação do papel, o processo de fabricação do papel e os aspectos ambientais relacionados com a sua produção industrial.
2 POCESSO DE FABRICAÇÃO DE PAPEL
i. PLANTIO E COLHEITA
A formação de florestas de eucalipto começa no viveiro, onde se usa as mais modernas técnicas disponíveis de micro-estaquia. As mudas