XP e Scrum
Extremming Program (XP)
Definição
A XP é uma metodologia que foi criada em visa dos problemas que o desenvolvimento de software pode ter, como atraso no cronograma. Ele busca reduzir esses problemas, poupando o desperdício de tempo e dinheiro para esses desenvolvimentos. O XP busca atender a todas as necessidades do cliente, inclusive possíveis mudanças.
Vantagens:
A XP tem como principal objetivo o desenvolvimento rápido e a satisfação do cliente além de cumprir com as estimativas. Proporciona e mantem um melhor relacionamento entre desenvolvedores e clientes possível. Seus códigos são simples, sendo assim, não possui códigos desnecessários, implementando um menor número de métodos e classes possíveis e também não colocam códigos que possam ser usados futuramente, apenas atualmente, pois é melhor pagar para atualizar do que pagar por funcionalidades que você pode não vir a usar. O programados receberá informações constantemente sobre seu código e sobre o cliente por feedback, sendo assim, erros são facilmente identificáveis.
Passo a passo:
Planejamento – Decisão do que é necessário e ser feito e o que pode ser adiado (O XP baseia-se em requisitos atuais, não futuros).
Entregas frequentes – Baseia-se na construção de um software bem simples, conforme há a necessidade, haverá atualização.
Metáfora: É a descrição software sem a utilização de termos técnicos.
Projeto simples: O software deve satisfazer requisitos atuais, nada de se preocupar com o futuro. Assim que houver necessidade de novos requisitos serão adicionados.
Testes: A XP foca na validação do projeto durante todo o desenvolvimento do software. Para sua criação eles se baseiam primeiramente nos testes.
Retaforação: É o aperfeiçoamento do software. É feita apenas quando precisa, ou seja, quando há a percepção de que ele pode ser simplificado sem perder nenhuma funcionalidade.
Programação em pares: Quando os códigos forem implementados, deve ser feito em