Scrum e xp
Scrum e Extreme Programming (XP)
Santo André
2011
Introdução
Através desta pesquisa e análise identificamos detalhadamente as características dos processos de gerenciamento de projetos: Scrum e Extreme Programming (XP).
Estes processos são de grande importância para garantir a efetividade na realização de projetos, possibilitando entregas freqüentes de funcionalidade 100% desenvolvidas, redução de riscos, interação entre as equipes e transparência no planejamento e desenvolvimento do trabalho, com o avanço da tecnologia identificou -se uma combinação entre eles, pois devido a melhoria o XP se tornou um grande complemento para o Scrum, facilitando o processo em geral.
Ambos os processos garantem o sucesso na realização do planejamento do projeto, utilizando etapas que devem ser seguidas para evitar falhas e erros na criação dos projetos.
Com a união dos dois processos obtêm-se ferramentas ágeis, e completas eliminando problemas futuros que possam gerar conflitos.
Scrum
O Scrum é um processo de desenvolvimento iterativo e incremental para gerenciamento de projetos e desenvolvimento ágil de software. Apesar de a palavra não ser um acrônimo, algumas empresas que implementam o processo a soletram com letras maiúsculas como SCRUM. Isto pode ser devido aos primeiros artigos de Ken Schwaber, que capitalizava SCRUM no título.
Scrum não é um processo prescribente, ou seja, ele não descreve o que fazer em cada situação. Ele é usado para trabalhos complexos nos quais é impossível predizer tudo o que irá ocorrer.
Apesar de Scrum ter sido destinado para gerenciamento de projetos de software, ele pode ser utilizado em equipes de manutenção de software ou como uma abordagem geral de gerenciamento de projetos/programas. |
História
Inicialmente, o Scrum foi concebido como um estilo de gerenciamento de projetos em empresas de fabricação de automóveis e produtos de consumo, por Takeuchi e Nonaka no artigo "The New Product