Xilema
"As camadas exteriores de células de raiz de Oryza sativa (arroz), que compreendem a epiderme, exoderme e esclerênquima, desempenham um papel importante na protecção das raízes de diversas tensões no solo, mas os mecanismos moleculares para a especificação destas camadas de células estão mal compreendidos." ( Huang CF, 2012)
Esclerênquima é tecido de sustentação dos vegetais, caracterizado por células de paredes primária e secundária espessadas. Ele forma o tecido esclerenquimático, que pode se desenvolver no corpo primário e secundário da planta, não necessariamente nos dois ao mesmo tempo, pode ser em um ou no outro.
Ela apresenta paredes secundárias espessadas e lignificadas, por esse motivo eles são de extrema importância para a resistência e a sustentaçãodas partes das plantas que já deixaram de crescer.
É constituído por dois tipos de células: esclereídes e fibras. As esclereides compõem o envoltório de diversas sementes, como as nozes, comparada com as fibras, são consideradas curtas e são frequentemente ramificadas. Já as fibras, são células longas e afiladas. As fibras do floema (cânhamo, juta e linho) são derivadas do caule de edicotiledôneas. Já o cânhomo de Manila são extraídas de folhas de monocotiledôneas.
Xilema
"O xilema e floema, grande realização e tecidos de suporte em plantas vasculares, são estabelecidos pela divisão celular e tipo de célula especificação no procâmbio / câmbio. A organização do xilema, floema e procâmbio / câmbio é rigidamente controlado. No entanto, os mecanismos regulatórios subjacentes permanecem largamente desconhecidos." (Lee JY, 2013)
Além de condutor de água, o xilema é condutor da seiva inorgânica. Junto com o floema forma o sistema de tecídos vasculares que se estende por todo corpo da planta e são formados por células mortas. Existe, ainda, um parênquima (tecido vivo) interposto que separa grupos de células condutoras. Acredita-se que essas células parenquimáticas secretem diferentes