Xenodiagnóstico
XENODIAGNÓSTICO
Salvador-BA 2014
O xenodiagnóstico é um método de diagnóstico parasitológico indireto usado na forma crônica da doença de Chagas. E é utilizado, sobretudo quando na análise sanguínea a quantidade de parasitos circulantes é pequena, mas o indivíduo é sorologicamente positivo.
O xenodiagnóstico tem como base o processo de repasto sanguíneo do inseto vetor não infectado em um hospedeiro vertebrado, não sabendo se este está infectado. Esse procedimento é então realizado com triatomíneos colocados em caixas onde um dos lados será fechado com uma fina rede, sendo o local que o paciente irá colocar o braço e/ou o antebraço para que o repasto sanguíneo seja feito pelo triatomíneo.
Após 30-60 dias o exame fecal ou de urina é realizado nos triatomíneos, ou podendo ser feito também uma dissecação do vetor para observar se existe ou não as formas do parasito no intestino. As espécies de barbeiro mais utilizado no xenodiagnóstico são Triatoma infestans, Panstrongylus megaistus, T. braziliensis e T. pseudomaculata.
Existe também o xenodiagnóstico artificial que é utilizado quando pacientes são alérgicos a picada do vetor. Então tira-se o sangue do paciente e no aparelho do xenodiagnóstico o sangue é processado e passado para o triatomíneo se alimentar. A análise do triatomíneo é a mesma do xenodiagnóstico clássico.
Com isso o resultado será positivo para a doença de Chagas s e no triatomíneo existir nas fezes ou na urina as formas tripomastigotas metacíclicas ou no intestino as epimatigotas.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Diagnóstico parasitológico da doença de Chagas. Disponível em: < http://books.scielo.org/id/nf9bn/pdf/dias-9788575412435-06.pdf> Acesso em: 15/03/1014;