DOENÇA DE CHAGAS
A doença de chagas é uma parasitose causada por mais um flagelado da mesma família do da leishmania, entretanto esse só tem um flagelo.
HISTÓRIA:
O nome doença de Chagas é em homenagem a um sanitarista da época, e é uma Tripanosomíase Americana porque é uma doença do continente americano, a transmissão vetorial é do continente americano. A transmissão através do sangue, por exemplo, acontece em outros países, mas por conta da migração. A transmissão vetorial é estritamente americana.
Começando a história dessa doença: Carlos Chagas, medico sanitarista, entrou para a Fundação Osvaldo Cruz na época da construção da Estrada de ferro Central do Brasil, nessa época os trabalhadores da ferrovia tiveram um surto de malária, e o Carlos Chagas foi enviado para essa região, onde instalou seu consultório e sala de pesquisa num vagão de trem abandonado. Então, ele pesquisando sobre a malária encontrou algo diferente: ao invpes de encontrar o plasmódio da malária dentro de uma célula do sangue, ele encontrou um diferente que estava fora das células, circulando entre as células. Então ele continuou pesquisando e descobriu um inseto que o pessoal chamava de barbeiro ou chupão, que saia a noite dos seus esconderijos e chupava na barba dos trabalhadores da região. Até que ele levou esse inseto para o seu laboratório, aonde ele descobriu que nas fezes desse inseto estava o mesmo parasito que ele havia encontrado no sangue.
Então ele pegou todo o material ( fezes do barbeiro e o sangue contaminado com aquele parasito ) para a Fundação Osvaldo Cruz, onde Osvaldo e Neiva ( outro médico pesquisador ) descobriram inoculando um macaco com o barbeiro que ele adoecia. Assim, os pesquisadores retornaram à construção da estrada de ferro onde realizaram mais pesquisas e acabaram descobrindo tudo sobre a Doença de Chagas. Carlos Chagas é, até hoje, considerado o único pesquisador a descobrir sozinho tudo sobre uma doença (parasito causador, modo de transmissão, vetor,