Xavier 2015 jornada FACED
Lucas Cunha Xavier
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Idoso - Práticas corporais -
O envelhecimento da população é um fenômeno recente na sociedade mundial e decorre de uma série de fatores que foram sendo modificados e melhorados ao longo da história da humanidade. A perspectiva do trabalho na área de Educação Física, a partir do conceito de práticas corporais, possibilita trabalhar com atividades que possuam significados para os envolvidos, favorecendo a continuidade, indo além de benefícios físicos, porém incorporando a noção de historicidade e pertencimento. O objetivo deste estudo é investigar as práticas corporais desenvolvidas em grupos de idosos vinculados a Secretaria Municipal de Esporte, Recreação e Lazer (SME) de Porto Alegre. O estudo é de caráter qualitativo. A amostra foi composta por 15 unidades (praças, parques, ginásios, centros comunitários) e o instrumento foi uma entrevista semiestruturada com os coordenadores de cada unidade. Optou-se pela análise de conteúdo com estabelecimento de categorias baseadas em núcleos de sentido (temas). Os resultados indicaram duas categorias quanto as características das práticas corporais desenvolvidas: práticas corporais físico esportivas, com destaque para modalidades de ginásticas, caminhada orientada e danças.
Gráfico 1 – Práticas corporais físico-esportivas desenvolvidas para idosos nas unidades da SME de Porto Alegre-RS.
E práticas corporais sociais, sobressaindo as práticas relacionadas a datas e eventos festivos, passeios e encontros com chás.
Gráfico 2 – Práticas corporais sociais desenvolvidas para idosos nas unidades da SME de Porto Alegre-RS.
Os entrevistados relacionaram principalmente ao perfil e a especificidade dos professores pelas práticas corporais desenvolvidas nas unidades, e também há uma demanda vinda da comunidade.