luta contra a poluição do ar
Isso tem provocado aumento das temperaturas globais, efeito estufa, elevação dos níveis dos oceanos, entre outros que estão relacionados. Diante da situação, é preciso que a sociedade atual tome atitudes rigorosas em relação à poluição do ar.
A atmosfera é essencial para a vida na terra. É ele que contém o ar que respiramos e é um valioso recurso natural.
As actividades humanas, movidas por interesses nacionais ou pessoas, estão danificando este recurso frágil camada de ozono que actua como um escudo protector para a vida terrestre.
A utilização de combustíveis fósseis (o petroleo e o carvão mineral) como fonte de energia constitui o principal factor de poluição atmosférica.
Existem ainda outros poluentes, tais como os gases provenientes das industrias químicas, metalúrgicas, de cimentos e outros.
Geração da poluição A poluição gerada nas cidades de hoje são resultado, principalmente, da queima de combustíveis fósseis como, por exemplo, carvão mineral e derivados do petróleo ( gasolina e diesel ). A queima destes produtos tem lançado uma grande quantidade de monóxido de carbono e dióxido de carbono(gás carbônico) na atmosfera. Estes dois combustíveis são responsáveis pela geração de energia que alimenta os setores industrial, elétrico e de transportes de grande parte das economias do mundo. Por isso, deixá-los de lado atualmente é extremamente difícil.
Problemas gerados pela poluição Esta poluição tem gerado diversos problemas nos grandes centros urbanos. A saúde do ser humano, por exemplo, é a mais afetada com a poluição. Doenças respiratórias como a bronquite, rinite alérgica, alergias e asma levam milhares de pessoas aos hospitais todos os anos. Outros problemas de saúde são: irritação na pele, lacrimação