xampu
ESTETICA E COSMETICA
COSMETOLOGIA
II SEMESTRE
ORIENTADORA KARINA
ÉRICA DIAS DA SILVA
TERESINHA FERREIRA SANTOS
XAMPUS
Vitória da Conquista – BA
Junho/ 2013.
FAINOR – FACULDADE INDEPENDENTE DO NORDESTE
ESTÉTICA E COSMÉTICA
II SEMESTRE
COSMETOLOGIA
ORIENTADORA KARINA
XAMPUS
Estudo dirigido apresentado como instrumento de avaliação parcial da componente curricular Cosmetologia do curso de Estética e Cosmética, 2º semestre – vespertino, sob a orientação da Prof. Karina.
Vitória da Conquista – BA.
Maio/2013
INTRODUÇÃO
Os xampus não servem apenas para retirar os resíduos, mas principalmente para sustentar as proteínas que fazem os fios crescerem. Como há tantos produtos no mercado, é importante primeiro reconhecer o que lava o seu cabelo.
Todos os xampus possuem carga negativa, responsável pela limpeza do cabelo. Por isso é importante o uso do condicionador, que tem carga positiva, fecha as cutículas e repõe os lipídios removidos anteriormente pelo xampu. Assim há a neutralização das cargas. Por isso mesmo, pode surgir a ineficiência do condicionador e xampu se usados juntos e os fios ficarem ressecados, se a carga não for neutralizada. Diante de tantas informações e detalhes a respeito da própria estrutura dos fios, fica mais difícil escolher quais componentes vão ajudar na atuação do condicionador, ou então, promover a desejável neutralização. Antes de acreditar nas propagandas que estão por aí, é melhor conhecer quais as necessidades reais das madeixas.
XAMPU
Os Xampus possuem, em sua formulação, moléculas de surfactantes. Os xampus e condicionadores diferem, basicamente, na carga do surfactante: o xampu contém surfactantes aniônicos, enquanto que os condicionadores têm surfactantes catiônicos. Quando o cabelo está