Produção de xampu base
O xampu é um produto apresentado sob a forma de líquido ou gel, podem ser transparentes, perolados ou opacos, ou ainda em cremes, destinados para cabelos normais, oleosos, secos, descoloridos, tingidos, com permanente, alisados ou danificados formulado a partir de substâncias tensoativas.
Sua formulação apresentam propriedades molhantes, detergentes, emulsionantes e formadores de espuma. Tendo como finalidade a limpeza dos cabelos, removendo de sua superfície as impurezas provenientes das secreções, resíduos celulares e do ambiente, buscando melhorar seu aspecto e facilitando suas funções. Sua escolha depende de vários fatores como textura, grau de oleosidade, quantidade de cabelos, idade, frequência de lavagens entre outras indicações.
Na formulação do xampu temos como composição: agentes de limpeza (ou uma mistura deles), agentes espessantes, agentes engordurantes, estabilizadores de espuma, agentes perolantes, agentes conservantes, essências e corantes, aditivos especiais que conferem características diferenciadas aos xampus e reguladores do pH.
OS AGENTES DE LIMPEZA: São usualmente tensoativos aniônicos ou misturas de tensoativos aniônicos e anfóteros. Essas substâncias apresentam propriedades que abaixa a tensão superficial da água e de outros líquidos. Nos tensoativos aniônicos seu radical ativo é um ânion. De todos os detergentes são os mais utilizados, possui uma família grande de 12 a 16 carbonos, proporção que confere maior poder detergente e espumante. Ex: lauril sulfato de sódio, lauril éter sulfato de sódio, Laurel éter sulfato de trietanolamina e muitos outros. Já os tensoativos anfóteros apresentam um poder degente e espumante menor que os aniônicos, sendo bem mais toleráveis. São associados a outros tensoativos para modular suas propriedades de lavagem e espuma, tendo como exemplo a bataína, cocoamidapropilbetaina e cocoamidapropilbetaina hidroxisultaína.
Apesar de apresentarem uma