Xadrez
Instrutor: Carlos Cruz
“É mais útil ensinar a pensar do que ensinar o que pensar.”
PROJETO XADREZ ESCOLAR 1-Natureza do projeto
A proposta constitui na oferta do curso de xadrez escolar ao alunos do ensino fundamental, prioritariamente aos terceiro, quarto, quinto e sexto anos como suporte pedagógico as outras disciplinas. Dando ao aluno mais uma, oportunidade de socialização e troca de saberes com os demais, favorecendo seu crescimento social e fortalecendo sua efetividade no raciocinio, organização e argumentação, alem de ter efeito favoravel sobre a auto-estima.
2.0-Objetivo geral
O projeto visa incluir e ampliar a prática do Xadrez entre os alunos, visto que o xadrez apresenta um ambiente onde seu praticante pesquisa, tece e valida suas teses, planos e conclusões. Desta cada praticante progride dentro do seu próprio ritmo, segundo sua própia dedicação, fortalecendo várias habilidades, como:
“pensamento lógico, atenção, concentração, imaginação, criatividade, julgamento, planejamento, imaginação, vontade de vencer, paciência, auto controle, gerencia de recursos, alem de contribuir fortemente com o interesse por línguas estrangeiras.”
Favorecendo o aprendizado em geral, conforme comprovado por pesquisas e trabalhos de psico-pedagogia o Xadrez é um precioso coadjuvante escolar. Desta forma no projeto propõem-se usar o Xadrez para fortalecer ou facilitar o desenvolvimento global do aluno.
Em segunda etapa, extrapola-se o universo artificial criado pelas regras do jogo levando o aluno a buscar um modelo de coleta, seleção, analise e síntese das informações, sendo esse modelo, útil a todo campo do conhecimento.
2.1-Objetivos específicos
a) Ensinar Xadrez para estudantes como opção de fortalecimento e expansão intelectual, social e esportiva.
b) Oferecer uma atividade de lazer sádia e educativa.
c) Aperfeiçoar a desempenho dos alunos