Www
peixes. Explicar por quê.
doce superficiais do mundo, já temos enfrentado racionamentos de água e luz. Explicar os motivos dessa contradição e o que seria necessário para evitar colapso no consumo. 9 Justificar se é verdadeira ou falsa a conclusão de que a água de um riacho é potável se for límpida e cristalina e não-potável se estiver barrenta.
10 Baseando-se no capítulo 4 (Os ambientes aquáticos), pedir aos alunos que se reúnam em grupos para redigir um folheto de propaganda de um shopping à beira-mar, com lojas de produtos e de serviços voltados para artigos e temas marinhos. ÁGUA
Entre outros motivos a ser pesquisados, destacam-se a contaminação de mananciais, a ausência de investimento em hidrelétricas, de poços e cisternas.
ORIGEM, USO E PRESERVAÇÃO
Dissertação
Sugerir que dêem nome à publicação, ao shopping e às lojas, que podem ser: mercado, restaurante, joalheria, farmácia, artigos para pesca e lazer, antiguidades, livraria,
Tema 1: “Água: de todos os minerais, o mais precioso.”
Tema 2: Interpretar os versos que fazem parte de um poema de Arnaldo Antunes:
artesanato, cinema, aquário e até uma ONG, voltada para a preservação do ambiente. Para cada loja deve ser discriminado o tipo de produto ou serviço de destaque.
Samuel Murgel Branco
“Eu apresento a página branca.
Contra:
(...) Água parada onde estagnam os impulsos
Água que turva as lentes e enferruja as lâminas
Água morna do bom gosto, do bom senso e das boas intenções insípida, amorfa, inodora, incolor” (...)
11 Distinguir poluição de contaminação das águas.
Dar exemplos.
12 Organizar grupos para pesquisar os seguintes tópicos: a) Tipo de solo e vegetação da Caatinga; b) Formas de sobrevivência do sertanejo; c) A hipótese de que a terra semi-árida da Caatinga já foi mar; d) O motivo pelo qual a água de alguns açudes se torna salobra e qual seria o processo possível de dessalgamento.
Sugerir a leitura integral do poema em Tudos, ed.