Wundt
Wilhelm Wundt foi o fundador da Psicologia como disciplina formal. Foi ele quem instalou o primeiro laboratório, lançou a primeira revista especializada e deu inicio à psicologia experimental como ciência.
Porque Wundt e não Fechner que recebeu os méritos pela fundação da psicologia se Fechner já tinha material escrito sobre o assunto 15 anos antes de Wundt iniciar os estudos psicólogicos? Fundação consiste num ato deliberado e intencional que envolve características e habilidades pessoais diferentes das exigidas na produção de contribuições científicas extraordinárias.
Fundação não é o mesmo que criação, embora os dois sejam essenciais para a formação de uma ciência. Fechner não foi identificado como fundador da psicologia, porque ele simplesmente não estava tentando fundar uma nova ciência. Seu onjetivo era apenas compreender a relação entre os universos mental e material.
Wundt no entanto, desde o início estava determinado a fundar uma nova ciência. Seu objetivo era promover a psicologia como uma ciência independente. È importante lembrar que Wundt foi o fundador, mas não o criador da psicologia. O Zeitgeist da época estava propício para a aplicação da metodologia experimental aos problemas da mente. Portanto, Wundt foi um agente poderoso do que já estava em andamento.
Wundt acreditava que as funções mentais mais simples como a sensação e a percepção deveriam ser estudadas por métodos de laboratório. Já os processos mentais superiores como a aprendizagem e a memória só poderiam ser estudados por meios não-experimentais como os usados pela sociologia, antropologia e pela psicologia social.
Wundt adaptou alguns métodos de investigação das ciências naturais, principalmente da fisiologia, para o estudo da psicologia. O objeto de estudo de Wundt era a consciência. Para ele, a consciência era dividida em várias partes diferentes e poderia ser estudada pelo método da análise ou da redução. Essa era a única semelhança entre a abordagem de Wundt