WUNDT E A CONSCI NCIA
CONSCIÊNCIA
Trabalho realizado por :
-André Ferreira
-Daniel Silva
-Eduardo Ferreira
Biografia
Wilhelm Wundt
1832, Alemanha
Estudou Medicina, mas mais tarde se inteirou que a sua área era a fisiologia
Em 1874 publica Princípios da Psicologia Fisiológica, na obra estabelece os princípios da psicologia como a ciência experimental independente.
Em 1879 cria o 1º laboratório de psicologia experimental, em Leipzing.
A consciência
Para Wundt a consciência e os processos mentais eram o seu objecto de estudo.
Wundt partilhava com os empiristas e os associacionistas, que a consciência era constituída por varias partes distintas, mas a suas ideias diferiam das destes, no campo dos elementos constitutivos da mente. Para ele os elementos não eram estáticos, a consciência tinha um papel activo na organização do seu próprio conteúdo.
Wundt, influenciado pelas descobertas da química, segundo as quais todas as substâncias químicas são compostas por átomos, foi decompor a mente nos seus elementos mais simples, que são as sensações.
Sensações e sentimentos
Sensações e os sentimentos são os elementos simples da consciência. O estudo das sensações seria possível através da sua intensidade, modalidade do sentido e duração.
Os sentimentos são as componentes subjectivas das sensações e são qualidades que acompanham as sensações e que não fazem parte do estimulo. Sensação
Sentimento
Excitação/
Excitação/
depressao depressao Prazer/despraz
Prazer/despraz
er er Relaxamento
Relaxamento
// tensão tensão Sensações e sentimentos
Wundt recorre ao conceito de aperceção para explicar esta experiência consciente unificada: processos de organização dos elementos mentais que formam uma unidade. Esta unidade não é a soma dos elementos constitutivos, mas uma combinação que gera novas propriedades e características.
“Todo o composto psíquico é dotado de características que de modo algum consistem na mera soma das características das
partes.”