WRITING
1. A Importância das Redações
O processo de admissão nas universidades americanas é composto basicamente por 5 etapas:
a. Resultados acadêmicos: incluem os resultados no SAT 1 e SAT2 Subject Test e ranque escolar;
b. Recomendações dos professores: feita através de carta escrita pelo professores e um coordenador;
c. Atividades Extracurriculares: atividades às quais o aluno tenha dedicado boa parte do seu tempo fora da escola;
d. Redação ou essay: texto pessoal no qual o aluno mostra sua personalidade a fundo;
e. Entrevista: feita no país de origem do candidato e agendada pela universidade.
A redação é o método que as universidades usam não só para decidirem se o perfil do aluno combina com a identidade da instituição, mas também para “desempatar” candidatos que já cumprem as exigências acadêmicas necessárias. Assim, através da redação ou personal statement o aluno poderá se diferenciar dos outros candidatos, revelando a sua personalidade.
A redação de candidatura NÃO deve listar notas escolares, notas nos testes padronizados e atividades extracurriculares – o comitê de avaliação já tem acesso a isso.
A MELHOR redação de candidatura demonstra as habilidades críticas do candidato de avaliar suas experiências pessoais a partir do seu aprendizado na escola e fora dela.
2. Antes de Escrever
As dicas abaixo se aplicam às redações de candidatura, mas também devem ser usadas em qualquer texto acadêmico americano:
Tenha em mente que a escrita na língua inglesa é diferente da escrita da língua portuguesa. A escrita americana é mais objetiva e sem rodeios.
Leia o enunciado da redação diversas vezes; destrinche-o para ter certeza de que seu texto abordará tudo que lhe for exigido.
Faça uma lista de palavras-chave (brainstorming) que respondam os pontos destrinchados no enunciado. Prepare um esqueleto (outline) para o seu primeiro rascunho – introdução, desenvolvimento e conclusão. Todas as suas