Sing writing
A palavra em inglês, “SignWriting” significa “Escrita de Sinais” no Brasil.
O SignWriting é um sistema de escrita para escrever línguas de sinais. Essa escrita expressa as configurações de mãos, os movimentos, as expressões faciais e os pontos de articulação das línguas de sinais. Já são mais de 35 países que utilizam esse sistema de SignWriting em escolas, universidades, associações e áreas ligadas à comunidade surda.
O SignWriting pode registrar qualquer língua de sinais do mundo sem passar pela tradução da língua falada. Cada língua de sinais vai adaptá-lo a sua própria ortografia.
Para escrever em SignWriting é preciso saber uma língua de sinais, como a LIBRAS.
2. Quem descobriu?
O SignWriting foi criado em 1974 por Valerie Sutton. No início, ela criou um sistema para escrever danças, para notar os movimentos de dança, o que despertou a curiosidade dos pesquisadores da língua de sinais dinamarquesa que estavam procurando uma forma de escrever os sinais. Foi registrada, em Dinamarca, a primeira página de uma longa história: a criação de um sistema de escrita de línguas de sinais. Conforme os registros feitos pela Valerie Sutton no site do SignWriting, em 1974, a Universidade de Copenhagen solicitou à Sutton que registrasse os sinais gravados em vídeocassete. As primeiras formas foram inspiradas no sistema escrito de danças. A década de 70 caracterizou um período de transição de DanceWriting para SignWriting, isto é, da escrita de danças para a escrita de sinais das línguas de sinais.
Segue abaixo, os exemplos de escrita de danças:
3. Alfabeto Sing Writing
4. Qual a importânciado Sing Writing para os surdos na sua opnião. Com o Sing Writing os surdos podem ler Língua de Sinais, escrever, aprender, pesquisar e ler históras em língua de sinais. Pois suas caracteristicas graficas e analógicas fazem com que ele seja um sistema transparente e fácil de