Work
Alunos passam a ter acesso ao conteúdo acadêmico em todos os locais do estabelecimento.
Tecnologia auxilia no processo de aprendizagem
A internet nas instituições de ensino já é realidade. Além de ser utilizada como ferramenta pessoal de comunicação dos professores e estudantes, auxilia nas pesquisas e nas atividades de aula. As salas de computadores com acesso à internet e as bibliotecas que disponibilizam terminais são espaços concorridos. Como a demanda pelo acesso é cada vez maior, os estabelecimentos que buscam oferecer o melhor serviço aos alunos lançam mão da rede wi-fi. Dessa forma, quem possui dispositivos móveis, como notebook e celular, pode ter acesso à internet em qualquer local da instituição.
Em Juiz de Fora, o Instituto Vianna Júnior aderiu à tecnologia há dois anos. "Somos os pioneiros na cidade. A ideia surgiu quando fiz uma visita à Fundação Getúlio Vargas (FGV), em São Paulo, que implantava a rede sem fio. Logo pensei que podíamos lançá-la no Instituto. Estamos sempre atentos às novidades, afirma a diretora-presidente, Jacqueline Pires Vianna (foto abaixo).
Para ela, trata-se de um instrumento que amplia as possibilidades de ensino. "Os alunos podem interagir em tempo real com os professores." Ela ressalta a vantagem da utilização do sistema. "Para os professores, há a desburocratização dos processos acadêmicos. Até a chamada, atualmente, é feita on line. Para os alunos, contar com informações externas ajuda na aprendizagem."
O Vianna Júnior divulga o serviço wi-fi para os alunos na área do site destinada aos estudantes. Quem quiser navegar somente pela página da instituição para obter informações acadêmicas terá acesso livre. Para navegar por outros sites e portais é necessário digitar o login e a senha, previamente cadastrados no sistema. A rede wi-fi não está aberta para pessoas que não estão no Instituto.
A velocidade para navegação é de 64k. Caso o usuário precise de mais