Woody Allen
Nascido a 1 de dezembro de 1935, Allan Stewart Konigsberg é filho de pais judeus - Martin e Nettie Konigsberg.
Woody Allen nasceu e passou a sua infância de classe média em Brooklyn, bairro de Nova Iorque. Segundo conta, não teve uma infância muito feliz devido à educação severa da sua mãe. O seu pai era taxista.
Durante os primeiros oitos anos de vida foi educado na língua iídiche, numa escola hebraica, e depois continuou os estudos na Midwood High School, em Brooklyn. Durante esse período foi apelidado de Red por causa dos cabelos ruivos e era muito popular entre os colegas, pois tinha jeito para fazer magia, além de se destacar no basebol e no basquete.
Aos 15 anos, já sob o pseudónimo Woody Allen, o jovem começou a escrever para colunas de jornais e programas de rádio.
Depois do ensino secundário começou a frequentar a Universidade de Nova York, em 1953, para estudar filosofia, onde só ficou um semestre, pois foi expulso.
Início da carreira
Em 1955, já escrevia para programas de TV, o que continuou a fazer durante cinco anos. Começou a envolver-se no mundo do cinema em 1962, tendo escrito o guião da curta-metragem The Laughmaker. Três anos depois escreveu o guião e atuou na sua primeira longa-metragem, a comédia What’s New Pussycat.
Em Casino Royale, a aventura de James Bond, de 1967, Woody Allen aparece como ator, interpretando Dr. Noah e Jimmy Bond. Com Take the Money and Run, de 1969, onde Woody atua e dirige, começa a ser notado como criador e, consequentemente, o guião é indicado para o prémio da Writers Guild of America, USA, como melhor comédia escrita diretamente para a tela.
Em 1971 realiza Bananas, atuando e realizando. A seguir, em 1972, faz Everything You Always Wanted to Know About Sex* (*But Were Afraid to Ask), que se transforma num sucesso.
Anos 80, 90 e 2000
Stardust Memories (1980), A Midsummer Night's Sex Comedy (1982), Zelig (1983), The Purple Rose of Cairo (1985), Hannah and Her Sisters