Wimax
RESUMO
Apresenta-se neste artigo resultados obtidos em projeto de Eficiência Energética Elétrica executado no Hospital que teve como objetivo o re-projeto e a instalação de luminárias, reatores e lâmpadas fluorescentes eficientes. A filosofia do trabalho baseou-se na manutenção das iluminâncias dos locais dentro dos níveis aceitáveis prescritos na norma NBR 5413 da ABNT.
Além da economia real de energia elétrica, obtida através de medições de consumo (kW) nos vários alimentadores do andar, antes e depois das alterações, que era o objetivo principal do projeto, foram avaliadas também, a qualidade da energia entregue nos pontos de consumo bem como o nível de satisfação dos usuários do novo sistema de iluminação implantado. Medições do fator de distorção harmônica de cada alimentador bem como de seu fator de potência foram realizadas antes e depois da implementação do projeto para avaliar a qualidade de energia elétrica fornecida no que diz respeito ao seu conteúdo harmônico. O nível de satisfação dos usuários foi avaliado através de resposta a dois questionários aplicados antes e após as implementações. O resultado obtido com o projeto e com os equipamentos utilizados, referente à redução real no consumo de potência ativa, foi muito bom, porém torna-se melhor ainda quando visto acompanhado dos resultados de avaliação, de harmônicos, do nível de iluminância e de satisfação do consumidor.
PALAVRAS-CHAVE
Eficiência Energética, Sistemas de Iluminação, Qualidade de Energia, Contrato de Desempenho.
1. INTRODUÇÃO
Um dos grandes responsáveis pelo consumo de energia elétrica em instalações elétricas industriais, comerciais, residências e hospitalares tem sido a iluminação elétrica. No esforço para reduzir o consumo de energia elétrica em iluminação fluorescente desenvolveu-se luminárias com refletores em alumínio anodizado espelhado, lâmpadas fluorescentes tubulares eficientes e reatores eletrônicos