Wimax 802.16
Pense em como você acessa a Internet hoje. Há basicamente três opções diferentes: * Acesso por banda larga - em casa você tem Internet via DSL ou via cabo. No escritório, pode ser que sua empresa esteja usando uma linha T1ou T3. * Acesso WiFi - em casa você pode ter um roteador WiFi que permite que você navegue na Internet enquanto relaxa no sofá com seu laptop. Na rua, você pode encontrar hot spots de WiFi em restaurantes, hotéis, cafés e bibliotecas. * Acesso discado - se você ainda usa Internet discada, ou é porque o acesso por banda larga ainda não está disponível, ou é porque você acha o serviço de banda larga muito caro.
Os principais problemas com a banda larga são que ela é muito cara e que não chega a qualquer lugar. O maior problema do WiFi é que os hot spots são muito pequenos, então a cobertura é esparsa.
E se houvesse uma nova tecnologia que resolvesse todos estes problemas? Esta nova tecnologia teria: * A alta velocidade do serviço de banda larga * Serviço wireless (sem fio) ao invés de com fios, então seria mais barato do que o cabo e o DSL e muito mais fácil de levar a áreas de subúrbio e rurais. * Ampla cobertura como na rede de telefonia celular ao invés de pequenos hot spots WiFi.
Na verdade este sistema está nascendo e é chamado de WiMAX. WiMAX é a sigla para Interoperabilidade Global para Acesso por Micro-ondas (do inglês Worldwide Interoperability for Microwave Access), e também é conhecido pelo nome 802.16 da IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers - site em inglês).
O WiMAX tem potencial para fazer pelo acesso à Internet de banda larga o que os telefones celulares fizeram pelo acesso telefônico. Da mesma maneira que muitas pessoas desistiram de seus telefones fixos em favor dos celulares, o WiMAX poderia substituir os serviços de cabo e DSL, fornecendo acesso universal à Internet praticamente em qualquer lugar para onde você for. O WiMAX também será tão indolor quanto o WiFi - ao ligar