Wilhelm Wundt
Wilhelm Wundt conhecido como o fundador da nova ciência da psicologia é uma das figuras mais importantes desse campo, um de seus alunos Titchener que se nomeava um seguir do leal e fiel, tinha uma abordagem, que o mesmo denominou estruturalismo, em que era possível acreditar que se conhecesse o sistema Titchener conhecia também o de Wundt.
Entretanto, como foi o próprio Titchener quem traduziu as obras de Wundt, o mesmo buscava traduzir e até mesmo alteras algumas partes para que fossem mais parecidas com a sua abordagem, porem mesmo fazendo isso o sistema de Wundt influenciou diversas gerações de psicólogos.
Wundt usava método da introspecção no seu laboratório, este método seguia algumas regras, primeira: O observador deve ser capaz de determinar quando o processo pode ser induzido; segundo: Ele deve estar em estado de prontidão ou de atenção concentrada; terceiro: Deve ser possível repetir a observação varias vezes; quarto: As condições experimentais dever ser possíveis de variação em termos da manipulação controlada dos estímulos. Tinha também o método da introspecção qualitativa, o observador apenas relatava as experiências interiores, mas Wundt raramente usava esse método.
Porem Wundt dizia que a psicologia tinha um problema tríplice, que era analisar os processos conscientes ate chegar aos seus elementos, descobrir como esses elementos estão sintetizados ou organizados e determinar as leis de conexão que governam a sua organização. Para ele a mente e o corpo eram paralelos e se tornava então possível então estudar a menta de forma eficaz.
Com suas observações Wundt desenvolveu a teoria tridimensional onde um objeto pode proporcionar ao sujeito as seguintes sensações: prazer-desprazer, tensão-relaxamento e excitação-depressão. Foram realizados pelo mesmo, vários experimentos psicológicos e fisiológicos da visão e da audição, anto na visão como na audição era usado métodos da psicofísica.
Na Alemanha floresceu outros psicólogos além de Wundt, um