PT Grupo Servi O Social 2 Semestre 1
INTRODUÇÃO 3
DESENVOLVIMENTO: 4
CONCLUSÃO
8
REFERÊNCIAS
9
INTRODUÇÃO
O trabalho vem apresentar as influências do processo migratório nas regiões, estados e países. Apresenta o perfil, as características e expectativas dos migrantes envolvidos no neste processo. As influências da globalização e os avanços tecnológicos, o papel do estado frente aos desafios migratórios em nível global e as diferenças regionais de renda e salário.
Migração – Globalização – Trabalho e renda.
a diversidade do processo migratório globalizado
A migração trata-se de um fenômeno global, onde pessoas partem, chegam ou estão de passagem em algum país do mundo.
Milhões de pessoas vivem fora de seu país de origem, vários são os fatores que as levam para outras localidades ou países, dentre eles, a fome, a miséria, falta de perspectiva no âmbito da formação e do trabalho para muitos jovens, a perseguição política, étnica e ou religiosa.
A migração também pode ser interna, isto é, quando esta ocorre dentro de seu país, pessoas de deslocam principalmente das zonas rurais para as periferias dos grandes centros. Levadas pela expectativa de uma vida melhor e a realização de sonhos e projetos.
Outro fator é a saída de profissionais qualificados em busca de novas oportunidades, tem elevado o índice de emigrantes a outros países. Acarretando assim prejuízos econômicos, com a perda de mão de obra qualificada, conhecido pelo termo globalizado, “fuga de cérebro” (brain drain).
Não se tratando apenas de uma escolha racional, o processo migratório é o resultado de estratégias desenvolvidas temporalmente, onde a globalização vem somar a estas estratégias, afetando os deslocamentos espaciais da população.
Sendo a globalização parcial e inacabada, favorece a desigualdade social, onde alguns países crescem pouco ou quase nada, forçando a busca de novas oportunidades em outras regiões.
Diante de sua complexidade, a