UMA ABORDAGEM CRÍTICA DAS RELAÇÕES ENTRE PRODUTIVIDADE E MOTIVAÇÃO NA COZINHA DE UM SELF-SERVICE
12267 palavras
50 páginas
UMA ABORDAGEM CRÍTICA DAS RELAÇÕES ENTRE PRODUTIVIDADE E MOTIVAÇÃO NA COZINHA DE UM SELF-SERVICE Rio de Janeiro
Maio de 2011
Conteúdo
1. INTRODUÇÃO
Este documento é a apresentação dos resultados do estudo da relação entre os conceitos de motivação e produtividade no setor de cozinha do restaurante CouveFlor, localizado na Ilha do Fundão, dentro do campus da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil. A análise se realizou no primeiro semestre do ano de 2011, como proposta de trabalho de campo da disciplina Organização e Avaliação do Trabalho, ministrada pelo Prof. José Augusto Kamel, no Curso de Engenharia de Produção da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Nos capítulos iniciais, é feita uma apresentação do restaurante, destacando seu histórico, sua estrutura hierárquica e funcional e sua contextualização dentro de seu nicho empresarial e da própria sociedade. Além disso, buscou-se compreender como, atualmente, o trabalho é avaliado e organizado dentro da instituição, fazendo uso de conversas apropriadas com os funcionários e observações da realidade cotidiana.
Em seguida, pôde-se, então classificar a organização do trabalho segundo as abordagens de Marx, Taylor, Ford, Grupos Semi-Autônomos, de modo a relacionar semelhanças e diferenças com a evolução do pensamento a respeito do trabalho ao longo da História. A partir daí, foram elaboradas hipóteses fazendo-se uso de determinados critérios de organização e avaliação do trabalho. Tais hipóteses foram, então, avaliadas dentro de uma metodologia específica adotada e, assim, foram validadas ou refutadas.
Por fim, então, foram identificados os principais problemas percebidos no trabalho desenvolvido na cozinha do estabelecimento para que, então, estes pudessem ser atacados e soluções eficazes pudessem ser finalmente propostas.
2. HISTÓRICO
Nos fim dos anos 80, o Rio de Janeiro passava por uma escassez de serviços de gastronomia diferenciados e que