Quem foi wilhelm wundt
Psicologia Sócio-histórica,uma vertente teórica que surgiu no início do século 20 e ficou restrita até os anos 60,quando ex- plodiria na Europa e nos Estados Unidos,chegando no Brasil nos anos 80. Uma teoria formulada por Vigotski,que buscava construir uma Psicologia que superasse as tradições positivistas (conheci-mento científico como única forma de conhecimento verdadei-ro) e estudasse o homem e seu mundo psíquico como uma cons- trução histórica e social da humanidade.Para Vigotski,o mundo psíquico que temos hoje não foi nem sempre será assim,pois sua caracterização está ligada ao mundo material e as formas de vida que os homens vão construindo no passar da história da humani-dade. As idéias fundamentais da Psicologia Sócio- histórica,são: * Não existe natureza humana.
Não existe uma essência eterna e universal do homem , que no decorrer de sua vida se atualiza,gerando suas po- tencialidades e faculdades. O individuo é construído ao longo de sua vida a partir de sua intervenção no meio e da re
relação com os outros homens. * Existe a condição humana.
Sua condição humana pode ser assim sintetizada: homem como um ser ativo , social e histórico.O homem constrói sua existência a partir de uma ação sobre a realidade,e tem por objetivo satisfazer suas necessidades . As neces- sidades básicas do homem não são apenas biológicas , elas ao surgirem , são imediatamente socializadas.
A atividade do homem produz o necessário para satisfazer suas necessidades,e é determinada e definida pela forma como a sociedade se organiza para o trabalho . Portanto o trabalho só pode ser entendido dentro das relações sociais, e são essas relações , que definem o lugar de cada indivíduo e a sua atividade .Por isso ao mesmo tempo que o homem é um ser ativo,ele também é um ser social.
A ação do homem sobre a realidade , que obrigatoriamente ocorre em sociedade , é um processo histórico . Processo de constante transformação