wi fi e wireless - o que é
O termo Wi-Fi, marca registrada pela Wi-Fi Alliance , é uma abreviação de “Wireless Fidelity”, hoje se tornou um sinônimo para a tecnologia IEEE 802.11 que permite a conexão entre diversos dispositivos sem fio. Geralmente é transmitida através de frequências de rádio, infravermelhos etc.
O wi-fi não necessita de licença para instalação e/ou operação. Para se acessar uma rede wi-fi é necessário estar na área de abrangência de um ponto de acesso, chamado de hotspot, ou também em locais públicos que possuem wi-fi.
Para utilizar, deve-se possuir um dispositivo móvel, como computador portátil, tablet ou celular, para poder acessar a internet com facilidade.
Algumas pessoas confundem wi-fi com internet gratuita, o que é um engano, pois wi-fi significa apenas que aquele lugar possui internet sem cabos, mas em locais públicos como restaurantes, aeroportos, shoppings etc, é necessário pagar uma taxa ou adquirir um produto para usufruir do benefício.
Fontes: http://www.significados.com.br/wi-fi/; http://www.tecmundo.com.br/wi-fi/197-o-que-e-wi-fi-.htm
Wireless
Wireless significa em português rede sem fio, e refere-se a uma rede de computadores sem a necessidade do uso de cabos, funciona por meio de equipamentos que usam radiofrequência, comunicação via ondas de rádio, ou comunicação via infravermelho.
Wireless é a transferência de informação entre dois ou mais pontos que não estão fisicamente conectados, e essa distância pode ser curta, como a poucos metros como no controle remoto da televisão, ou pode variar de milhares a milhões de quilômetros para comunicações de rádio do espaço.
O wireless possui algumas classificações: redes pessoais ou curta distância (WPAN), redes locais (WLAN), redes metropolitanas (WMAN) e redes geograficamente distribuídas ou de longa distância (WWAN).
Alguns indivíduos confundem o fato de prédios e estabelecimentos comerciais possuírem wireless, de que o acesso a internet será gratuito, o que nem sempre