ci 7447 e 7490
Este é um circuito TTL que possui saídas em coletor aberto capazes de drenar correntes de até 40 mA, sendo portanto indicado para excitar displays de LEDs de anodo comum.
Na figura 1 temos a sua pinagem.
Algumas características importantes devem ser observadas neste circuito.
Uma delas é o terminal Lamp Test ou teste do display. Colocando esta saída no nível lógico baixo (em funcionamento normal ela deve ser mantida no nível alto) todas as saídas vão ao nível baixo, fazendo com que todos os segmentos do display acendam. Com isso é possível verificar se ele está em bom estado.
Outra saída importante é a RBI (Ripple Blank Input) que faz com que os zeros à esquerda sejam apagados quando são usados diversos contadores, figura 2.
Assim, em lugar de aparecer o valor 008, numa contagem aparece apenas 8.
Observe que a saída RB0 (Ripple Blank Output) serve para a ligação em série de diversos blocos contadores de modo a ser obtido um conjunto com vários dígitos.
Figura 1: Decodificador BCD para 7 segmentos.
Figura 2: Usando a função RBI(Ripple Blank Input).
7490 - Contador de Década
Este é um dos mais populares dos contadores TTL e contém em seu interior quatro flip-flops já interligados de modo a funcionar como divisores por 2 e por 5. Isso significa que esses divisores podem ser usados para resultar num contador até 2 e num contador até 5, e em conjunto, num contador até 10.
Na figura 3 temos a disposição dos terminais deste circuito integrado.
Este circuito pode ser usado de três formas diferentes, sempre com as entradas R0(1), 0(2), R9(1) e R9(2) aterradas:
Quando ligamos a entrada B à saída QA e aplicamos o sinal de clock à entrada A, o circuito funciona como um contador BCD, ou seja, conta até 10, com as saídas em decimal codificado em binário apresentadas nos pinos QA, QB, QC e QD. Esta ligação é mostrada na figura 4.
Figura 3: 7490 Contador de