deus
Seguindo as orientações técnicas e planejando as atividades, cooperado de Peabiru cresce em eficiência
Veiga: "tecnologia é investimento necessário"
Todo sistema de produção que se preze tem na sua base um pacote tecnológico capaz de garantir resultados cada vez melhores, tanto do ponto de vista de quantidade quanto de qualidade. É assim que se cresce: agregando tecnologia ao processo de produção. Mas de nada adianta ter à mão a mais moderna tecnologia do mercado se o planejamento e o gerenciamento do negócio não forem levados a sério.
Na verdade, em qualquer atividade, o trabalho, o planejamento com informação e o uso da tecnologia, fazem a diferença quando o assunto é eficiência.
O cooperado Moisés Ribeiro Veiga, de Peabiru, conhece bem esta palavra. Seguindo à risca as orientações do Detec da Coamo, ele vem melhorando os resultados da propriedade. "A parceria com a cooperativa tem feito a diferença, no meu caso", valoriza. Ele conta que só não está mais satisfeito porque acredita que pode avançar ainda mais. "Já defini as metas e agora vamos buscá-las. Para chegar onde quero, tenho certeza de que posso contar sempre com o apoio da Coamo, como vem acontecendo até agora", salienta Veiga, que já faz parte do quadro social da cooperativa há 20 anos.
A agricultura é a atividade principal, mas a propriedade é bem diversificada. Sabendo das dificuldades de sobreviver da terra explorando apenas uma cultura, o cooperado também investe na pecuária, com a criação de gado de corte, suínos e galinhas caipiras. "São alternativas que têm ajudado a manter uma renda extra para a família", revela Moisés Veiga. A propriedade abriga 70 vacas de cria e quatro matrizes suínas. Na granja de galinhas a produção foi ampliada com o auxílio de uma chocadeira. Os animais produzidos pelos Veiga são comercializados entre amigos e vizinhos. "É possível ganhar um bom dinheiro com as atividades que são possíveis manter na propriedade. Com um