Wgotsky
As formulações teóricas de Vygotsky * Objeto de estudo * Funções psicológicas superiores * pensamento, memória, atenção voluntária recordação, planejamento de uma ação, auto-observação, intencionalidade, metacognição.
Pressupostos básicos: * As origens das formas superiores de comportamento consciente devem ser buscadas nas relações sociais que o homem mantém. * Homem entendido como ser ativo, que age sobre o mundo, sempre em relações sociais, e transforma essas ações para que constituam o funcionamento de um plano interno.
Sócio-interacionismo
* O sujeito não é apenas ativo, mas interativo A aprendizagem ocorre na interação com outras pessoas. * Os adultos e colegas mais experientes atuam como mediadores da aprendizagem.
Histórico-Cultural
* Grande importância da dimensão social, interpessoal na construção do sujeito psicológico. * A estrutura humana complexa é produto de um processo de desenvolvimento profundamente enraizado nas ligações entre história individual e história social. * O caminho do objeto até a criança e desta ao objeto passa através de outra pessoa.
As formulações teóricas de Vygotsky * “O indivíduo humano, dotado de um aparato biológico que estabelece limite e possibilidades para seu funcionamento psicológico, interage com o mundo real em que vive e com as formas de organização desse real dadas pela cultura, as quais serão internalizadas ao longo do desenvolvimento e se constituirão no material simbólico que fará a mediação entre o sujeito