Projeto
Executada em Laboratório do CTI pelos alunos do Segundo ETA; Cirilo, Edilson e Daniel, Ministrado e Supervisionado pelo Professor Edson
O Neste Relatório vamos falar sobre a primeira montagem de Circuitos de comando, que foi Executada em laboratório do CTI pelos alunos: Cirilo, Daniel, Edilson, ministrado e supervisionado pelo Professor: Edson.
Mesmo contem todos os procedimentos de como foi feita a montagem do circuito
Também falaremos sobre medidas de tensão de bancada.
Medidas de Tensão da Bancada de Montagem
Medidas entre as Fases R S T N Medidas feitas com alicate volt amperímetro ajustado na escala 750v
Valores obtidos (R e S)=219V, (R e N)=128V,(S e N)=126V,(N Et)=127v,(S e T)=220V
Lista de Materiais
1-Botoeira de emergência de acionamento manual NF
1-Botoeira de acionamento manual NA
1-Lampada de Sinalização 220 v
1-Contator 220 v com 3 contatos NA e 1 contato NF
Condutor (reaproveitado)
Montagem do Circuito
Ligado a fase R na Botoeira de emergência de contato NF (B0), passando para a Botoeira de acionamento manual NF (B1),seguindo para a bobina do contator(A1).
Ligado ao contato NA (13) do contator na entrada de fase da Botoeira de acionamento manual B1 então da saída de fase do contato NA(14),seguindo para a Bobina do contator A1, então formando o selo de travamento do contator.
Lâmpada de sinalização ligado no contato NA(23) do contator a fase R, e do contato de saída do contator NA(24), até a lâmpada de sinalização, da lâmpada de sinalização até a fase S.
Modo de Funcionamento
Acionando a Botoeira de acionamento manual NA (B1), a Bobina do contator é energizada fazendo com que os contatos NA passem para o estado fechado , permitido que a fase R alimente a Bobina do contator fazendo um selo(travamento),também permitindo a passagem da fase R para a lâmpada de sinalização que então é energizada e acende.
Para desarmar circuito basta acionar a Botoeira de emergência NF, e o circuito será aberto fazendo com