Dos Seis Aos Dez Anos As Crian As Vivem Experi Ncias Que Determinam Grande Parte De Sua Vida Adulta
Crianças com essa idade têm prontidão em resolver problemas que antes eram resolvidos a partir de ações concretas. durante as duas primeiras décadas de vida, a principal atividade do organismo humano é “crescer” e se “desenvolver”, sendo que esses dois fenômenos, nesse período, ocorrem simultaneamente, tendo sua maior ou menor velocidade dependendo do nível maturacional e, em alguns momentos, das experiências pela criança e pelo adolescente.
Ao nascer, a criança é automaticamente inserida em um contexto, e irá participar de ambientes cheios de valores e crenças definidos, onde se espera que ela seja capaz de desempenhar papéis. a criança, ao se socializar se apropriaria de sua cultura e passaria a ter condições de compartilhar o que é comum ao grupo em que se inseriu, e estabelecer um sistema de trocas, comunicando-se com os demais membros da sociedade, através de um contínuo de interações.
É através de jogos e brincadeiras que a criança trabalha sua relação com o mundo, divide espaços e experiências com outras pessoas, vivencia as mais variadas situações. Muitas brincadeiras preservam sua estrutura inicial, outras se modificam, recebendo novos conteúdos. A força de tais brincadeiras explica-se pelo poder da expressão oral. Enquanto manifestação livre e espontânea da cultura popular, a brincadeira tradicional tem a função de perpetuar a cultura infantil, desenvolver formas de convivência social e permitir o prazer de brincar.
Estamos em um meio global a qual existem diversas culturas, toda a qual foram construídas de uma forma individual ao meio de conflitos e necessidades da própria sociedade inserida. As raízes culturais foram de fato influenciando o povo em