O que gera a competitividades das empresas
A competitividade é a característica ou capacidade de qualquer Organização em cumprir a sua missão, com mais êxito que outras organizações competidoras. Baseia-se na capacidade de satisfazer as necessidades e expectativas dos clientes ou cidadãos aos quais serve.
Competitividade Organizacional
É um tópico que desde há muito tempo tem sido de grande interesse entre os investigadores das organizações. Uma das abordagens identificadas começou com os trabalhos de O’REILLY e seus colaboradores propõem a existência de três distintas formas de ligação psicológica entre um indivíduo e a organização:
Complacência (agradar) ocorre quando os membros organizacionais adotam certas atitudes e comportamentos tendo em vista a recepção de recompensas ou evitar punições.
Identificação: envolve o reconhecimento e considera a ação de uma pessoa de seu entusiasmo de um desejo de juntar-se para com a organização.
Interação: ocorre quando as pessoas adotam atitudes e comportamento devido a sua combinação entre as ordens e valores organizacionais.
As diretrizes que aumentam a produtividade e melhora o desempenho tendo vantagem competitiva, isso gera os seguintes fatores:
Flexibilidade: adaptar-se na empresa ao ambiente. (troca rápida de ferramentas, eficiência de equipamentos.
Custo: custos de qualidade (gerenciamento de custos e preços, ações tomada no sentido de modificar processos ou próprio produto em busca de redução de seu preço final, com mais funcionalidade e padronização ou regularidade.)
Confiabilidade: relações com fornecedores (previsão dos prazos de entrega, monitorar atividades de produção, tendo planejamento para prevenir surpresas.
Rapidez: tempo de setup, entrega e tempo. ( rapidez de entrega, redução de tempo de ciclo resposta mais rápida e á tempo de entrega.
Relacionamento com os clientes: Satisfação com o cliente, satisfação com o consumidor, necessidades do cliente interno e externo, pois são como a