Western no cinema
“O Western é o que o cinema americano possui de autêntico, tirado da terra de sua gente antepassada que enfrentou a clamorosa Guerra Civil que viria transformar radicalmente a sua paisagem econômica e provocar tremendos desajustes próprios de um pós guerra. O Western é o sangue básico do americano, sua cultura popular, sua formação étnica, religiosa no que ele possui de indevassável.” (ROCHA, Glauber In. Western – Introdução ao gênero e ao herói p. 116 Editora São Paulo, Cosac & Naify, 2005.)
Em meio a esse período conturbado e de profundas mudanças tanto no âmbito político, quanto econômico e social nos Estados Unido, o western surge carregado de ideologias e valores. Justamente por estar se iniciando um processo de consolidação da sociedade americana nas paisagens do Oeste, as questões morais ainda eram muito maleáveis. Como fazer valer a justiça em uma terra quase deserta e onde a guerra era constante? Essa necessidade de um pilar de conduta moral faz nascer nos filmes desse gênero a figura da donzela. Na maioria dos Westerns a donzela representa a pureza, a moral e os bons costumes.
“O Western institui e confirma a mulher em sua função vestal das virtudes sociais de que este mundo caótico ainda tem a maior necessidade. Ela contém em si não apenas o futuro físico, mas,pela ordem familiar à qual ela aspira como a raiz à terra, seus fundamentos morais. (BAZIN, André In. Cinema: Ensaios - Editora Brasiliense, 1991 - Capítulo XVI p. 204)
O seja, a donzela é peça fundamental do Western. Salvar a donzela em um confronto entre