werth
As fontes chaveadas trabalham com transformador com núcleo de ferrite, que é próprio para altas frequencias. Elas funcionam assim:
- Retifica direto a rede
- Entra em um oscilador em torno de 40KHz~80KHz (aprox.)
- Passa essa rede CA em AF por um trafo de ferrite para ajustar o nível de tensão;
- retifica novamente para CC no valor correto.
A vantagem das fontes chaveadas é que para transferir uma potência elevada em AF pode ser usado um trafo de ferrite bem pequeno. É por isso que as fontes chaveadas não possuem trafo detamanho grande. Só para você ter uma ideia, um trafo de ferrite de aprox. 10g de peso transfere a mesma potência do que um de 500g de ferro. além disso, é claro, os capacitores são bem menores. Outra vantagem das fontes chaveadas é a facilidade de estabilizar a tensão por meios eletrônicos, através de realimentação.
Quanto a sua última colocação, vai depender. Se o trafo conseguir transferir energia em 1MHz você terá, do contrário não terá. Se o trafo for de Fe ele não irá transferrir em 1MHz. Se for de ferrite ele não irá transferir em 60Hz porque oferrite não responde a BF.
Fabricado com núcleo de ferrite (Mn-Zn), possui como características eletromagnéticas faixa de freqüência de trabalho de 10 kHz a 50 MHz, alta resistividade e baixa perda, alta e estável permeabilidade em função do tempo e temperatura de trabalho. Indicado para aplicação em projetos de fontes de chaveamento, filtros, áudio, isolamento e bobinas de indução e reatância, pode ser fornecido com núcleos nas formas geométricas EI, EE, EC, ETD, EER, ERL, UU, NC, EP, PC, RM e toroidal. Conta com diversos modelos de carretéis com pinos ou SMD, horizontais ou verticais, com ou sem divisão.