Weber
R: O sentido, por um lado, é aquele que motiva a ação individual, formulado expressamente pelo agente ou implícito em sua conduta. Por outro lado, a ação social gera efeitos sobre a realidade em que ocorre, os quais escapam ao controle e á previsão do agente. Ao cientista compete captar, o sentido produzidos pelo agente em todas as sua consequências. As conexões que o cientista estabelece revelam as implicações da ação social, políticas, econômicas, religiosa etc. O cientista pode descobrir o nexo entre as varias etapas em se decompõe a ação social. Por exemplo, o simples ato de enviar uma carta se decompõe em uma série de ações sociais com sentido, escrever, selar e receber, que terminam por realizar um objetivo.
2. Qual a diferença, para Weber, entre ação e relação social?
R: O indivíduo através dos valores sociais e de sua motivação, produz o sentido da acção social. Isso não significa que cada
Reação social e a reação que o individuo tem perante uma ação social. Para que se estabeleça uma relação social, é preciso que o sentido seja compartilhado. Por exemplo, um sujeito que pede uma informação a outro estabelece uma ação social: ele tem um motivo e age em relação a outro indivíduo, mas tal motivo não é compartilhado. Numa sala de aula, onde o objetivo da ação dos vários sujeitos é compartilhado, existe uma relação social. Pode conceber as tendências gerais que levam os indivíduos, em determinada sociedade, a agir de determinado modo.