Weber
Resposta:
O Max Weber tem como característica a busca pela diversidade, e para tanto fundamenta sua análise sociológica na compreensão e interpretação dos fenômenos sociais. A hermenêutica histórica entra como chave interpretativa da sociedade, sendo uma sociologia busca sobretudo compreender os fenômenos sociais.
02. O que é a ação social? Explique esse conceito exemplificando-o.
Resposta:
Segundo Weber, a ação social é uma ação dotada de sentido. Quem atribui esse sentido é o agente, motivado por fatores afetivos, racionais e históricos.
03. O que é o tipo ideal? Explique esse conceito exemplificando-o.
Resposta:
O tipo ideal é um conceito abstrato comporto pelo cientista a partir de observações concretas. Trata-se de um modelo perfectível, mas que possui já uma grande afinidade com a realidade particular.
04. Na afirmação abaixo percebemos de que modo a motivação para a ação é algo sentido pelo sujeito sob a forma de valores e modelos de conduta. Analise-a segundo essa perspectiva.
“A oportunidade de ganhar mais era menos atrativa do que a de trabalhar menos. Ele não perguntava: quanto posso ganhar por dia se trabalhar tanto possível, mas: quanto devo trabalhar a fim de ganhar o salário que ganhava anteriormente e que era suficiente para minhas necessidades.”
Resposta:
O agente é motivado e esta motivação está implícito na sua conduta. É este indivíduo, que por meio dos valores sociais e de sua motivação produz o sentido da ação social. Nesta afirmação, o agente não está preocupado em ganhos financeiros, mas somente em trabalhar o suficiente para o cumprimento das necessidades. O ganhar mais, significaria trabalhar mais, ele não tinha motivação para o trabalho e o lucro, mas somente em satisfazer suas necessidades básicas.
05. Weber afirma que a ação social é uma ação dotada com sentido, que orienta o comportamento de quem age. Observe o que se passa ao seu redor