As artes plasticas
NOME DO ALUNO: Isabela Arantes Costa DATA: 29/08/2012
-------------------------------------------------
MATRICULA: 1117004 TURMA: Hotelaria – 4º período
-------------------------------------------------
NOME DO TRABALHO: Resenha crítica “Tempos Modernos” e “Ford- o homem e a máquina”
Tempos modernos
O filme “Tempos Modernos” faz uma crítica ao modo de produção capitalista e a reprodução burguesa. O filme caracteriza um período histórico marcado pelo desemprego em massa e queda do PIB em decorrência do declínio da produção industrial e dos preços.
Charles Chaplin relata de forma sutil e em sátira a vida do trabalhador que é escravo dos mecanismos do capitalismo desempenhando um exercício repetitivo e estressante devido a quantidade de horas trabalhadas sem parar. Na primeira cena é mostrada uma linha de montagem onde os operários não precisam usar o raciocínio para operar, o objetivo era aumentar a produtividade das organizações de forma rápida e eficaz sem a preocupação com os limites físicos e psicológicos dos trabalhadores. Um exemplo dessa escravidão que o filme retrata é quando é inventada uma maquina que alimenta os trabalhadores enquanto eles operam diminuindo assim o tempo livre que eles tinham para almoço e aumentando a produção consequentemente. Devido a esse abuso o protagonista acaba adquirindo uma doença que o afasta do trabalho.
Como critica a esse modo de produção fordista, o filme retrata a dificuldade do protagonista de conseguir outro trabalho depois de ter sido afastado do seu já que ele realizava um trabalho robótico de apertar parafusos e não possuía outras qualificações para realizar outros tipos de trabalho.
Mas o trabalho de apertar parafusos resultava em um produto final que os trabalhadores