Estruturas de mercado
As várias formas ou estruturas de mercados dependem de algumas características; números de empresas que compõe esse mercado, tipo do produto (diferenciado ou igual) e se existem ou não barreiras ao acesso de novas empresas nesse mercado.
Essas formas ou estruturas variam de acordo com a demanda e oferta de determinados produtos. O mercado pode ser divido entre concorrência pura ou perfeita, monopólio, oligopólio ou concorrência monopolistica.
Concorrência pura ou perfeita é o tipo de mercado na qual existem varias empresas concorrentes, fazendo com que uma empresa isoladamente não afete a oferta nem o preço de equilíbrio.
Monopólio ao contrario da concorrência pura ou perfeita é o tipo de mercado em que existe apenas uma empresa ofertante de determinado produto, ou seja, ela tem grande poder para manter os preços elevados, a não ser que haja uma intervenção do governo e os produtos não possuem substitutos.
Oligopólio é o tipo de mercado que possui um numero pequeno de empresas ou então que há um numero grande de empresas, mas somente uma pequena parte que domina o mercado. Um exemplo são as empresas automobilísticas. No oligopólio as quantidades ofertadas como os preços são fixados por uma organização chamada cartel (organização de produtores dentro de um setor que determina a politica de preços para todas as empresas que a ela pertençam)
Concorrência monopolística é o tipo de estrutura entre a concorrência pura ou perfeita e o monopólio, mas que não se confundi com o oligopólio, pois possui um numero relativamente grande de empresas com certo poder de concorrência, porem com segmentos de mercados e produtos diferenciados. Os preços para esses produtos não são muito amplos por possuir produtos substitutos no mercado.
No monopólio bilateral é defino como tipo em que uma empresa A só compra um determinado produto de uma determinada empresa B, ou seja, a empresa A só compre um determinado produto e a empresa B só venda o mesmo produto.